Casagrande anuncia oferta de seis mil consultas neurológicas na Grande Vitória

A ação é fruto de uma parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Cariacica, tendo como objetivo diminuir a demanda reprimida e dar celeridade ao atendimento especializado

0
23
Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a oferta de seis mil consultas de neurologia pediátrica na região Metropolitana da Grande Vitória. A ação é fruto de uma parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Cariacica, tendo como objetivo diminuir a demanda reprimida e dar celeridade ao atendimento especializado. O procedimento será realizado por meio do credenciamento do município com uma empresa especializada.

O Estado investirá R$ 240 mil na ação. Ao todo, serão beneficiados usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado que estejam na fila da Regulação da Região Metropolitana. A previsão inicial é de que sejam realizadas 500 consultas mensais, sendo escolhido um sábado por mês para o mutirão, com aproximadamente 100 atendimentos aos cidadãos. Atualmente, 4.800 pacientes aguardam por uma consulta nesta área.

O acordo do Estado com o município foi pactuado por meio da Portaria Estadual N° 150-R de 29 de julho de 2021 e da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), N°120. Para ter acesso às consultas de neurologia pediátrica, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para ser avaliado pelo médico. Caso haja necessidade, o profissional irá realizar o cadastro no Sistema de Regulação Estadual e o paciente será encaminhado aos procedimentos adequados.

PUBLICIDADE