Bem-Estar Animal é tema de exposição na Prefeitura de Vitória

Atração está instalada no hall da PMV até o dia 31 deste mês

0
14
Exposição de banners no hall da PMV sobre adoção responsável de animais. Foto: Divulgação

Por Edlamara Conti

Quem tem a companhia alegre e carinhosa de animais domésticos precisa saber retribuir com cuidados e responsabilidade. Essa é a chave da exposição “Bem-Estar Animal”, instalada no hall da Prefeitura de Vitória até o dia 31 deste mês. O conjunto de banners trata de atitudes e rotinas importantes para a qualidade de vida dos bichinhos e integra a programação especial pelo Dia Mundial dos Animais e da Natureza (o4/10).

Para uma guarda responsável, ofereça alimentação adequada (água à vontade e ração), visitas ao veterinário, atenção às vacinas, vermifugação, higiene (banho e tosa, principalmente em períodos quentes) e medicações necessárias. Dê preferência à adoção. Existem muitos cães e gatos abandonados nas ruas ou em abrigos precisando de um lar. Contribua de forma consciente com a mudança deste cenário.

Conheça previamente as características do animal, como tamanho, suas particularidades e espaço físico necessário para a sua criação; procure castrar seus animais, tanto fêmeas, quanto machos, evitando crias indesejadas; utilize guias e coleiras adequadas para passear com seu animal doméstico, além de mantê-lo sempre com identificação, caso haja fuga ou desaparecimento, e recolha os dejetos fecais do seu animal e leve-o para urinar em locais adequados.

Não abandone seu animal de estimação! Ele irá conviver com sua família por, aproximadamente, 12 anos, envolvendo períodos de férias e feriados prolongados. Isso quer dizer que, durante todo este período, o tutor será responsável pelos recursos necessários para a manutenção do bem-estar do seu tutorado, por meio do cuidado com a saúde física e psicológica do animal.

PUBLICIDADE