Aniversário de Viana deve compor calendário oficial

Projetos de Lei sugere que em 23 de julho, dia do aniversário de emancipação política de Viana, a sede do governo estadual seja transferida para o município

0
11
O deputado estadual Marcelo Santos e o prefeito de Viana, Wanderson Bueno. Foto: Divulgação

Por Marcos Bonn

Os Projetos de Lei (PLs) 300/2021 e 307/2021, aprovados na Assembleia Legislativa e encaminhados à análise do governador Renato Casagrande, incluem no calendário oficial de eventos o aniversário de emancipação política de Viana, celebrado em 23 de julho, e sugerem que nessa data a sede do governo estadual seja transferida para o município.

As matérias dos deputados Dr. Rafael Favatto e Marcelo Santos, respectivamente, alteram o anexo único da Lei 11.212/2020, que consolida a legislação em vigor referente a semanas e dias comemorativos de relevância em solo capixaba. Favatto lembra que o aniversário da cidade é comemorado nessa data porque em 1862 foi desmembrada de Vitória. Os autores destacam que o município deu início ao ciclo de imigração europeia no Espírito Santo a partir de 1813 ao receber alemães, italianos e açoreanos.

No século XVIII, pontua Marcelo, Viana tinha a maior fazenda escravocrata do litoral brasileiro. A cidade, antes chamada de Jabaeté, passou a ser conhecida pelo nome atual em homenagem ao pioneiro Paulo Fernandes Viana, que trouxe da Ilha dos Açores 53 famílias para povoamento e desenvolvimento local.

Marcelo Santos reconhece a vocação do município: “Viana recebeu o primeiro trecho da linha inaugurada em 1895 e concluída em 1910”, relembra o parlamentar ao citar a ferrovia que fazia a ligação a Vitória. Os dois projetos tramitaram juntos na Casa e receberam parecer favorável da Comissão de Justiça na forma do artigo 276 do Regimento Interno.

PUBLICIDADE